São Paulo vacina adolescentes mesmo após Saúde proibir
16/09/2021

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/09/16/cidade-de-sp-mantem-vacinacao-contra-covid-de-adolescentes-sem-comorbidades-apos-ministerio-da-saude-mudar-regra-e-orientar-suspensao.ghtml

A cidade de São Paulo decidiu manter a vacinação de adolescentes sem comorbidades após o Ministério da Saúde publicar, na noite desta quarta (15), uma nota técnica mudando a regra e orientando a suspensão. A medida fez com que as cidades de Natal Salvador suspendessem a aplicação nesse público.

No documento, o Ministério alega seguir uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), de que a vacinação desse grupo seja feita somente nos que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade, apesar da autorização pela Anvisa do uso da Vacina Cominarty (Pfizer/Biontech).

A nota, entretanto, usa de forma equivocada uma orientação da OMS. Em julho, quando foi anunciada a recomendação do uso de Pfizer para menores de 16 anos, a organização apenas sugeriu que os países priorizassem a população de risco no atual momento da pandemia. A orientação é pautada em um possível compartilhamento de vacinas entre países, de forma a ampliar a imunização mundial.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, até esta quarta-feira (15), o município já tinha vacinado 85% desse grupo.

Ainda de acordo com o secretário, há vacina em estoque para completar a proteção com primeira dose pelo menos dos adolescentes. Pela estimativa da SMS, será possível terminar a vacinação desses adolescentes até sexta-feira (17).